domingo, novembro 23, 2008



ESTA LINDA IMAGEM FOI UMA AMIGA MINHA SUE QUEM TIROU, GOSTEI MUITO DELA ENTÃO ESTOU COMPARTILHANDO COM VOÇÊ.ESTA É UMA DAS BELEZAS DE SALVADOR BAHIA.

BJOKAS.

ADIVINHA QUE PRAIA É ESTA, FICA EM SALVADOR BAHIA, MAS QUAL É O NOME???


HOJE DIA INTERNACIONAL DO LIVRO


LIVRO ELETRÔNICO E-BOOK



"AS CRIANÇAS E ADULTOS APRENDEM A LER LENDO E A ECREVER ESCREVENDO"






ESTA CITAÇÃO JÁ É FATO, POR ISSO QUE AS PESSOAS QUE NÃO VIVEM EM CONTATO COM A LEITURA E A ESCRITA TEM GRANDES DIFICULDADES, NO LIVRO PSICOGENESE DA LÍNGUA ESCRITA , DE ANA TEBEROSKY E EMÍLIA FERREIRO NOS MOSTRA NITIDAMENTE ESTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, COM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS,(QUE TAMBÉM PODE SER REALIZADA COM JOVENS E ADULTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAR-EJA), ESTA EXPERIÊNCIA RELATA UMA GRANDE COMPARAÇÃO ENTRE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA E DA CLASSE MÉDIA E SEU DESENVOLVIMENTO COM A LECTOESCRITA, EU RECOMENDO ESTE MAGNÍFICO LIVRO PARA PROFESSORES, ALUNOS, PAIS E TODOS QUE ESTÃO VOLTADOS PARA O MUNDO EDUCACIONAL, VALE APENA DAR UMA LIDA!!!!



O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE LEITORES E FICO MUITO TRISTE POR ISSO, CABE A NÓS PAIS DESDE A GRAVIDEZ LER PARA NOSSOS BEBÊS, E NUNCA PARAR DE INCENTIVAR-LOS, DESTE ATO TÃO IMPORTANTE, QUE OS LEVAM A UMA TOTAL AUTONOMIA.



TROUXE HOJE PARA VOÇÊ A HISTÓRIA DO LIVRO COMO ELE SUGIU E SUAS MODIFICAÇÃOES:




Antiguidade


Na
Antiguidade surge a escrita,,anteriormente ao texto e ao livro. A escrita consiste de código capaz de transmitir e conservar noções abstratas ou valores concretos, em resumo: palavras. É importante destacar aqui que o meio condiciona o signo, ou seja, a escrita foi em certo sentido orientada por esse tipo de suporte; não se esculpe em papel ou se escreve no mármore.


Papiro egípcio
Os primeiros suportes utilizados para a escrita foram tabuletas de
argila ou de pedra. A seguir veio o khartés (volumen para os romanos, forma pela qual ficou mais conhecido), que consistia em um cilindro de papiro, facilmente transportado. O "volumen" era desenrolado conforme ia sendo lido, e o texto era escrito em colunas na maioria das vezes (e não no sentido do eixo cilíndrico, como se acredita). Algumas vezes um mesmo cilindro continha várias obras, sendo chamado então de tomo. O comprimento total de um "volumen" era de c. 6 ou 7 metros, e quando enrolado seu diâmetro chegava a 6 centímetros.
O papiro consiste em uma parte da planta, que era liberada, livrada (
latim libere, livre) do restante da planta - daí surge a palavra liber libri, em latim, e posteriormente livro em português. Os fragmentos de papiros mais "recentes" são datados do século II a.C..

Pergaminho do Codex Leningrad
Aos poucos o papiro é substituído pelo
pergaminho, excerto de couro bovino ou de outros animais. A vantagem do pergaminho é que ele se conserva mais ao longo do tempo. O nome pergaminho deriva de Pérgamo, cidade da Ásia menor onde teria sido inventado e onde era muito usado. O "volumen" também foi substituído pelo códex, que era uma compilação de páginas, não mais um rolo. O códex surgiu entre os gregos como forma de codificar as leis, mas foi aperfeiçoado pelos romanos nos primeiros anos da Era Cristã. O uso do formato códex (ou códice) e do pergaminho era complementar, pois era muito mais fácil costurar códices de pergaminho do que de papiro.
Uma conseqüência fundamental do códice é que ele faz com que se comece a pensar no livro como objeto, identificando definitivamente a obra com o livro.
A consolidação do códex acontece em Roma, como já citado. Em Roma a leitura se dava tanto em público (para a plebe), evento chamado recitatio, como em particular, para os ricos. Além disso, é muito provável que em Roma tenha surgido pela primeira vez a leitura por lazer (voluptas), desvinculada do senso prático que a caracterizara até então. Os livros eram adquiridos em livrarias. Assim aparece também a figura do editor, com
Atticus, homem de grande senso mercantil. Algumas obras eram encomendadas pelos governantes, como a Eneida, encomendada a Virgílio por Augusto.
Acredita-se que o sucesso da religião cristã se deve em grande parte ao surgimento do códice, pois a partir de então tornou-se mais fácil distribuir informações em forma escrita.

Idade Média

Na
Idade Média o livro sofre um pouco, na Europa, as consequências do excessivo fervor religioso, e passa a ser considerado em si como um objecto de salvação. A característica mais marcante da Idade Média é o surgimento do monges copistas, homens dedicados em período integral a reproduzir as obras, herdeiros dos escribas egípcios ou dos libraii romanos. Nos monastérios era conservada a cultura da Antiguidade. Apareceram nessa época os textos didáticos, destinados à formação dos religiosos.
O livro continua sua evolução com o aparecimento de margens e páginas em branco. Também surge a pontuação no texto, bem como o uso de letras maiúsculas. Também aparecem índices, sumários e resumos, e na categoria de gêneros, além do didático, aparecem os florilégios (coletâneas de vários autores), os textos auxiliares e os textos eróticos. Progressivamente aparecem livros em língua vernacular, rompendo com o monopólio do
latim na literatura. O papel passa a substituir o pergaminho.
Mas a invenção mais importante, já no limite da Idade Média, foi a impressão, no século XIV. Consistia originalmente da gravação em blocos de madeira do conteúdo de cada página do livro; os blocos eram mergulhados em tinta, e o conteúdo transferido para o papel, produzindo várias cópias. Foi em
1405 surgia na China, por meio de Pi Sheng, a máquina impressora de tipos móveis, mas a técnologia que provocaria uma revolução cultural moderna foi desenvolvida por Johannes Gutenberg.

Idade Moderna

Uma página da Bíblia de Gutenberg (Velho testamento).
Na
Idade Moderna, no Ocidente, em 1455, Johannes Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis, o primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim. Houve certa resistência por parte dos copistas, pois a impressora punha em causa a sua ocupação. Mas com a impressora de tipos móveis, o livro popularizou-se definitivamente, tornando-se mais acessível pela redução enorme dos custos da produção em série.
Com o surgimento da
imprensa desenvolveu-se a técnica da tipografia, da qual dependia a confiabilidade do texto e a capacidade do mesmo para atingir um grande público. As necessidades do tipo móvel exigiram um novo desenho de letras; caligrafias antigas, como a Carolíngea, estavam destinadas ao ostracismo, pois seu excesso de detalhes e fios delgados era impraticável, tecnicamente.
Uma das figuras mais importantes do início da tipografia é o italiano
Aldus Manutius. Ele foi importante no processo de maturidade do projeto tipográfico, o que hoje chamariamos de design gráfico ou editorial. A maturidade desta nova técnica levou, entretanto, cerca de um século.
Na idade Moderna aparecem livros cada vez mais portáteis, inclusive os
livros de bolso. Estes livros passam a trazer novos gêneros: o romance, a novela, os almanaques.

Idade Contemporânea


Na
Idade Contemporânea, cada vez mais aparece a informação não-linear, seja por meio dos jornais, seja da enciclopédia. Novas mídias acabam influenciando e relacionando-se com a indústria editoral: os registros sonoros, a fotografia e o cinema. O acabamento dos livros sofre grandes avanços, surgindo aquilo que conhecemos como edições de luxo.

Livro eletrônico

E-Book
Ver artigo principal: livro digital
Em fins do
século XX surgiu o livro eletrônico, ou seja, o livro num suporte eletrônico, o computador. Ainda é cedo para dizer se o livro eletrônico é um continuador do livro típico ou uma variante, mas como mídia ele vem ganhando espaço, o que de certo modo amedronta os amantes do livro típico - os bibliófilos.
Existem livros eletrônicos disponíveis tanto para computadores de mesa quanto para computadores de mão, os
PDAs. Uma dificuldade que o livro eletrônico encontra é que a leitura num suporte de papel é cerca de 1,2 vez mais rápida do que em um suporte eletrônico, mas pesquisas vêm sendo feitas no sentido de melhorar a visualização dos livros eletrônicos.
ananda - Lola sabrina Baiano Stefani a preta
Na sociedade tecnicista o livro perde o seu espaço para as renovaçoes tecnologicos.Portanto e lamentavel a perda do habito da leitura em livros manuais,pois,esses sao substituidos pelos computadores e seus aparatos informativos.






O AUTOR DESTE ARTIGO :Felipe Fontes







BJOKAS, MANUPINK.


















DATAS COMEMORATIVAS NACIONAIS DE JANEIRO A DEZEMBRO PARA VOÇÊ FAZER SUA FESTA!!!!




DATAS COMEMORATIVAS
Janeiro


01 · Confraternização Universal 01 · Dia Mundial da Paz02 · Dia da Abreugrafia05 · Criação da 1ª Tipografia no Brasil06 · Dia de Reis06 · Dia da Gratidão07 · Dia da Liberdade de Cultos08 · Dia do Fotógrafo09 · Dia do Fico (1822)09 . Dia do Astronauta14 · Dia do Enfermo15 . Dia Mundial do Compositor15 . Dia dos Adultos20 · Dia do Museu de Arte Moderna do RJ20 · Dia do Farmacêutico21 · Dia Mundial da Religião24 · Dia da Previdência Social24 · Dia da Constituição24 · Instituição do Casamento civil no Brasil
24. Dia Nacional dos Aposentados25 · Dia do Carteiro25 · Fundação de São Paulo25 · Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil 27 · Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)28 · Dia da Abertura dos Portos (1808)30 · Dia da Saudade30 · Dia do Portuário30 · Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos30 · Dia da Não-Violência31 · Dia do lançamento do 1º Satélite · EUA (1958) 31 . Dia Mundial do Mágico


Fevereiro


01 . Dia do Publicitário02 · Dia do Agente Fiscal02 · Dia de Iemanjá05 · Dia do Datiloscopista05 .
Carnaval07 · Dia do Gráfico09 · Dia do Zelador10 . Dia do Atleta Profissional11 · Dia da Criação da Casa de Moeda11 · Dia Mundial do Enfermo14 · Dia da Amizade16 · Dia do Repórter19 · Dia do Esportista21 · Dia da Conquista do Monte Castelo (1945) 21 · Data Festiva do Exército23 · Dia do Rotaryano
24 · Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891) 25 · Dia da criação do Ministério das Comunicações27 · Dia do Agente Fiscal da Receita Federal27 . Dia Nacional do Livro Didático


Março

01 . Cinzas02 · Dia Nacional do Turismo02 . Dia da Oração03 · Dia do Meteorologista04 · Dia Mundial da Oração (1ª Sexta-feira do mês)05 · Dia do Filatelista Brasileiro07 · Dia do Fuzileiros Navais08 · Dia Internacional da Mulher10 · Dia do Telefone10 - Dia do Sogro12 - Aniversário de Recife (468 anos) e Olinda (470 anos)12 · Dia do Bibliotecário14 · Dia do Vendedor de Livros14 · Dia Nacional da Poesia14 · Dia dos Animais15 · Dia da Escola15 · Dia Mundial do Consumidor19 · Dia de São José 19 · Dia do Carpinteiro19 · Dia do Marceneiro
20 · Início do outono20 . dia do contador de Histórias21 · Dia Universal do Teatro21 · Dia Internacional Contra a Discriminação Racial 21 . Dia Universal do Teatro22 . Dia Mundial da Água23 · Dia Mundial da Meteorologia23 .
Páscoa26 · Dia do Cacau27 · Dia do Circo28 · Dia do Diagramador28 · Revisor30 . Dia Mundial da Juventude31 · Dia da Integração Nacional31 · Dia da Saúde e Nutrição 31 . Aniversário do Golpe Militar - 1964


Abril


01 · Dia da Mentira01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 168002 · Dia do Propagandista 02 · Dia Internacional do Livro Infantil04 · Dia Nacional do Parkinsoniano07 · Dia do Corretor07 · Dia do Jornalismo07 · Dia do Médico Legista07 · Dia Mundial da Saúde08 · Dia da Natação08 · Dia do Correio08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer09 · Dia Nacional do Aço10 · Dia da Engenharia12 · Dia do Obstetra13 · Dia do Office-Boy13 · Dia dos Jovens13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -183114 · Dia Pan-Americano15 · Dia da Conservação do Solo15 · Dia Mundial do Desenhista15 · Dia do Desarmamento Infantil16 . Dia da Voz18 · Dia Nacional do Livro Infantil18 · Dia de Monteiro Lobato19 · Dia do Índio
19 · Dia do Exército Brasileiro20 · Dia do Diplomata20 . Dia do Disco21 · Tiradentes21 · Dia da Latinidade21 · Dia do Metalúrgico21 . Dia do Policial Civil21 . Dia do Policial Militar22 · Descobrimento do Brasil22 · Dia da Força Aérea Brasileira22 · Dia da Comunidade luso-brasileira22 . Dia do Planeta Terra23 · Dia de São Jorge23 · Dia Mundial do Escoteiro23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor23. Dia Nacional da Educação de Surdos24 · Dia do Agente de Viagem24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador25 · Dia do Contabilista26 · Dia do Goleiro26 · Dia da 1ª Missa no Brasil27 · Dia da Empregada Doméstica27 · Dia do Sacerdote28 · Dia da Educação28 · Dia da Sogra30 · Dia do Ferroviário30 · Dia Nacional da Mulher


Maio


01 · Dia Mundial do Trabalho02 · Dia Nacional do Ex-combatente02 · Dia do Taquígrafo03 · Dia do Sertanejo05 · Dia de Rondon05 · Dia da Comunidade05 · Dia Nacional do Expedicionário05 · Dia do Artista Pintor05 . Dia do Marechal Rondon06 · Dia do Cartógrafo07 · Dia do Oftalmologista07 · Dia do Silêncio08 · Dia da Vitória08 · Dia do Profissional Marketing08 · Dia do Artista Plástico08 · Internacional da Cruz Vermelha09 · Dia da Europa10 · Dia da Cavalaria10 · Dia do Campo11 . Dia das Mães11 · Integração do Telégrafo no Brasil12 · Dia Mundial do Enfermeiro13 · Abolição da Escravatura13 · Dia da Fraternidade Brasileira13 · Dia do Automóvel14 · Dia Continental do Seguro15 · Dia do Assistente Social15 · Dia do Gerente Bancário16 · Dia do Gari17 · Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações
17 · Dia da Constituição18 · Dia dos Vidreiros18 · Dia Internacional dos Museus19 · Dia dos Acadêmicos do Direito20 . Ascensão do Senhor20 · Dia do Comissário de Menores21 · Dia da Língua Nacional22 · Dia do Apicultor22. Corpus Christi23 · Dia da Juventude Constitucionalista24 · Dia da Infantaria24 · Dia do Datilógrafo24 · Dia do Detento24 · Dia do Telegrafista24 · Dia do Vestibulando25 · Dia da Indústria25 · Dia do Massagista25 · Dia do Trabalhador Rural27 · Dia do Profissional Liberal29 · Dia do Estatístico29 · Dia do Geógrafo30 · Dia do Geólogo30 · Dia das Bandeiras31 · Dia do Comissário de Bordo31 · Dia Mundial das Comunicações Sociais31 · Dia do Espírito Santo


Junho


01 · Semana Mundial do Meio Ambiente 01 · Dia de Caxias01 · Primeira transmissão de TV no Brasil01. Dia da Imprensa03 · Dia Mundial do Administrador de Pessoal03 · Pentecostes05 · Dia da Ecologia05 · Dia Mundial do Meio Ambiente07 · Dia da Liberdade de Imprensa08 · Dia do Citricultor09 · Dia do Porteiro09 · Dia do Tenista09 · Dia da Imunização09 · Dia Nacional de Anchieta10 · Dia da Artilharia10 · Dia da Língua Portuguesa10 · Dia da Raça 11 · Dia da Marinha Brasileira11 · Dia do Educador Sanitário12 · Dia do Correio Aéreo Nacional12 · Dia dos Namorados13 · Dia de Santo Antônio13 · Dia do Turista14 · Dia do Solista14 · Dia Universal de Deus
17 · Dia do Funcionário Público Aposentado18 · Dia do Químico18 · Imigração Japonesa19 · Dia do Cinema Brasileiro 20 · Dia do Revendedor21 · Dia da Mídia21 · Dia do Imigrante21 · Dia Universal Olímpico21 · Início do inverno24 · Dia das Empresas Gráficas24 ·
Dia de São João24 · Dia Internacional do Leite26 . Dia do Metrologista27 · Dia Nacional do Progresso28 · Dia da Renovação Espiritual29 · Dia de São Pedro e São Paulo29 · Dia do Papa29 · Dia da Telefonista29 · Dia do Pescador


Julho


01 · Dia da vacina BCG02 · Dia do Hospital02 · Dia do Bombeiro Brasileiro 04 · Dia Internacional do Cooperativismo04 · Independência dos EUA04 . dia do Operador de Telemarketing06 · Dia da criação do IBGE08 · Dia do Panificador09 · Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista10 · Dia da Pizza12 . Dia do engenheiro Florestal13 · Dia do Engenheiro de Saneamento 13 · Dia do Cantor 13 · Dia Mundial do Rock14 · Dia do Propagandista de Laboratório
14 · Dia da Liberdade de Pensamento15 · Dia Nacional dos Clubes16 · Dia do Comerciante17 · Dia de Proteção às Florestas19 · Dia da Caridade 19 · Dia Nacional do Futebol20 · Dia do Amigo e Internacional da Amizade20 · Dia da 1ª Viagem à Lua (1969)23 · Dia do Guarda Rodoviário25 · Dia de São Cristóvão 25 · Dia do Colono 25 · Dia do Escritor 25 · Dia do Motorista26 · Dia da Vovó27 · Dia do Motociclista28 · Dia do Agricultor


Agosto


01 · Dia Nacional do Selo 03 · Dia do Tintureiro03 . Dia do Capoeirista05 · Dia Nacional da Saúde08 · Dia do Pároco 10 . Dia dos Pais11 · Dia da Televisão 11 · Dia do Advogado 11 · Dia do Estudante 11 · Dia do Garçom11 . Dia Internacional da Logosofia12 · Dia Nacional da Artes13 · Dia do Economista14. Dia do Cardiologista15 · Assunção de Nossa Senhora 15 · Dia da Informática 15 · Dia dos Solteiros16 . Dia do Filósofo19 · Dia do Artista de Teatro
19 · Dia Mundial da Fotografia20 . Dia dos Maçons22 ·
Dia do Folclore22 . Dia do Supervisor Escolar23 · Dia da Injustiça24 · Dia da Infância24 · Dia dos Artistas24 · Dia de São Bartolomeu25 · Dia do Feirante 25 · Dia do Soldado27 · Dia do Corretor de Imóveis27 · Dia do Psicólogo28 · Dia da Avicultura 28 · Dia dos Bancários29 · Dia Nacional do Combate do Fumo31º · Dia da Nutricionista


Setembro


01 · Início da Semana da pátria01 · Dia do Profissional de Educação Física02 · Dia do Repórter Fotográfico 03 · Dia do Guarda Civil 03 · Dia do Biólogo05 · Dia Oficial da Farmácia 05 · Dia da Amazônia06 · Dia do Alfaiate 06 · Oficialização da letra do Hino Nacional 07 · Independência do Brasil08 · Dia Internacional da Alfabetização09 · Dia do Administrador 09 · Dia do Médico Veterinário 09 · Dia da Velocidade 10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil12 . Dia do operador de rastreamento14 · Dia da Cruz 14 · Dia do Frevo16 · Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio17 · Dia da Compreensão Mundial18 · Dia dos Símbolos Nacionais19 · Dia de São Geraldo 19 · Dia do Teatro
20 · Dia do Funcionário Municipal 20 · Dia do Gaúcho 21 · Dia da Árvore 21 · Dia do Fazendeiro 21 . Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências22 · Data da Juventude do Brasil22. Dia do Contador23 · Início da primavera 23 · Dia do Soldador23. Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações25 · Dia Nacional do Trânsito26 · Dia Interamericano das Relações Públicas26. Dia Nacional do Surdo27 · Dia de Cosme e Damião 27 · Dia do Encanador 27 · Dia Mundial de Turismo27. Dia Nacional do Idoso28 · Dia da Lei do Ventre Livre29 · Dia do Anunciante 29 · Dia do Petróleo 30 · Dia da Secretária30 · Dia da Navegação 30 · Dia Mundial do Tradutor 30 · Dia Nacional do Jornaleiro


Outubro


01 · Dia Internacional da Terceira Idade1º · Dia de Santa Terezinha 1º · Dia do Vendedor 1º · Dia Nacional do Vereador03 · Dia Mundial do Dentista03 · Dia do Petróleo Brasileiro 03 · Dia das Abelhas04 · Dia da Natureza04 · Dia do Barman 04 · Dia do Cão 04 · Dia do Poeta 04 · Dia de São Francisco de Assis05 · Dia das Aves05 · Dia Mundial dos Animais07 · Dia do Compositor 08 · Dia do Nordestino09. Dia do Açougueiro e profissionais do setor10 · Semana da Ciência e Tecnologia10 · Dia Mundial do Lions Clube11 · Dia do Deficiente Físico11 · Dia do Teatro Municipal12 · Dia de Nossa Senhora Aparecida12 · Dia da Criança12 · Dia do Atletismo12 · Dia do Engenheiro Agrônomo12 · Dia do Mar12 · Dia do Descobrimento da América12. Dia do Corretor de Seguros13 . Dia do Terapeuta Ocupacional13 · Dia do Fisioterapeuta 14 · Dia Nacional da Pecuária
15 · Dia do Normalista15 ·
Dia do Professor16 · Dia Mundial da Alimentação16 · Dia da Ciência e Tecnologia16. Dia do Anestesiologista17 · Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira17 · Dia do Eletricista18 · Dia do Médico18 · Dia do Estivador18 · Dia do Securitário18 · Dia do Pintor19 . Dia do Profissional da Informática20 . Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo20 . Dia do Arquivista21 · Dia do Contato23 · Dia da Aviação e do Aviador24 · Dia das Nações Unidas – ONU25 · Dia da Democracia25 · Dia do Dentista Brasileiro25 · Dia do Sapateiro28 · Dia de São Judas Tadeu28 · Dia do Funcionário Público29 · Dia Nacional do Livro30 · Dia do Balconista30 · Dia do Comerciário30 . Dia do Fisiculturista31 · Dia Mundial do Comissário de Vôo31 · Dia das Bruxas - Halloween


Novembro


01 · Dia de Todos os Santos02 · Dia de Finados03 · Dia do Cabeleireiro03 · Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)04 · Dia do Inventor05 · Dia da Ciência e Cultura05 · Dia do Cinema Brasileiro 05 · Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica07. Dia do Radialista08 · Dia Mundial do Urbanismo08 . Dia do Radiologista09 · Dia do Hoteleiro10 · Dia do Trigo11 · Dia do Soldado Desconhecido12 . Dia do Diretor de Escola12 · Dia do Supermercado14 · Dia Nacional da Alfabetização
15 · Proclamação da República16 · Semana da Música17 . Dia da Criatividade19 · Dia da Bandeira 20 · Dia do Auditor Interno20 · Dia Nacional da Consciência Negra20 . Dia do Esteticista20 . Dia do Biomédico21 · Dia da Homeopatia 21 · Dia das Saudações22 · Dia do Músico23 · Dia Internacional do Livro25 · Dia Nacional do Doador de Sangue27 . Dia do Técnico da Segurança do Trabalho28 · Dia Mundial de Ação de Graças


Dezembro


01 · Dia Internacional da Luta contra a AIDS01 · Dia do Imigrante 01 · Dia do Numismata02 · Dia Nacional do Samba 02 · Dia da Astronomia 02 · Dia Pan-americano da Saúde 02 · Dia Nacional das Relações Públicas03. Dia Internacional do Portador de Deficiência04 · Dia da Propaganda 04 · Dia do Pedicuro04 . Dia do Orientador Educacional08 · Dia Mundial da Imaculada Conceição08 · Dia da Família 08 · Dia da Justiça09 · Dia da Criança Defeituosa09 · Dia do Fonoaudiólogo09 · Dia do Alcoólico Recuperado10 · Declaração Universal Direitos Humanos
10 · Dia Internacional dos Povos Indígenas10 · Dia Universal do Palhaço11 · Dia do Arquiteto 11 · Dia do Engenheiro13 · Dia do Cego 13 · Dia do Marinheiro 13 · Dia do Ótico13 . Dia de Santa Luzia13 . Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia14 . Dia Nacional do Ministério Público 15. dia do Cliente16 · Dia do Reservista18 . Dia do Museólogo20 · Dia do Mecânico21 · Dia do Atleta22 · Início do verão23 · Dia do Vizinho24 · Dia do Órfão25 ·
Natal26 · Dia da Lembrança28 · Dia do Salva-vidas31 · Dia de São Silvestre31 · Reveillon

ESPERO QUE VOÇÊ CURTA BASTANTE ESTAS DATAS TÃO IMPORTANTES PARA O NOSSO BRASIL E SEUS HOMENAGIADOS!


BJOKAS, MANUPINK.