domingo, março 08, 2009

HOJE TRAGO PARA VOCÊ UMA ÓTIMA DICA, PARA QUEM GOSTA DE ESTAR EM DIA COM AS NOVIDADES DA CULINÁRIA BRASILEIRA E EXTRANGEIRA- NA TV GOURMET NEWS!!!!!

NA TV GOURMET NEWS

VOCÊ ENCONTRA ALÉM DE PRATOS MARAVILHOSOS, NOTÍCIAS DO MEIO GASTRONÔMICO, SEMPRE ATUALIZADO PELA CHEF DE COZINHA AMANDA MOREIRA LIMA!


UM DOS ASSUNTOS QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NO SITE:


05/03 - ABAGA promove concurso Talentos Gastronômicos na Hotel Tec 2009

A Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA) promoverá, durante os três dias da Hotel Tec 2009 (31/03, 01/04 e 02/04), o concurso “Talentos Gastronômicos” . O evento é uma grande oportunidade para que jovens talentos da gastronomia, assim como profissionais já atuantes no segmento, possam mostrar suas qualidades em diferentes especialidades.

Ao longo do evento serão realizadas competições em três categorias: Faculdades de Gastronomia, Profissionais Confeitaria e Profissionais Cozinha Quente. As inscrições são gratuitas e o júri será composto por chefes renomados e especialistas em gastronomia, como os chefs Marcelo Pinheiro, Jorge Monti, João Leme, Christian Formon, Sauro Scarabotta e Alain Uzan.

De acordo com Marcelo Pinheiro, diretor de concursos da ABAGA e chefe executivo do hotel InterContinental São Paulo, o “Talentos Gastronômicos” era o concurso que faltava no Brasil. “Concursos gastronômicos são muito comuns em países considerados de primeiro mundo, mas poucos profissionais no Brasil conhecem esta cultura e muito pouco se pratica por falta de opções. Com o ‘Talentos Gastronômicos’, a ABAGA pretende iniciar uma nova fase de concursos no Brasil com o objetivo de valorizar o profissional de cozinha, que terá o trabalho visto por uma grande platéia e julgado por renomados profissionais”, avalia Pinheiro.

O Concurso Profissional é destinado aos profissionais com experiência mínima comprovada de quatro anos e será dividido em: Profissionais Confeitaria e Profissionais Cozinha Quente, com entrada e prato principal. No Profissionais Confeitaria, o chef deverá preparar um bolo de chocolate com dois recheios e uma sobremesa típica empratada. Já no Profissionais Cozinha Quente, o concurso pede uma entrada fria ou quente e um prato principal.

O “Talentos Gastronômicos” abre espaço também para os jovens chefs, com o concurso Faculdade de Gastronomia, voltado a estudantes de faculdades de gastronomia do terceiro ou quarto semestre.

Os participantes dos concursos terão quatro horas para desenvolver os pratos, que serão avaliados pelo júri e emitidos em uma pontuação máxima por prato de 100 pontos, assim distribuídos: 50% sabor em conjunto, 15% técnica, 15% guarnições, 5% apresentação, 5% criatividade, 5% aproveitamento da matéria-prima e 5% higiene. Serão excluídas uma nota mais alta e uma nota mais baixa, fazendo uma média com as restantes. Os prêmios terão o critério de pontuação total de entrada, mais pontuação do prato principal de cada participante.

Haverá premiação para os três primeiros colocados, como um curso de especialização, troféu, certificado, medalha e alguns brindes. Serão premiados também a melhor entrada, melhor prato principal e o melhor ajudante, este, somente nas categorias profissionais, tendo até 22 anos de idade.

As inscrições podem ser feitas pelo site da ABAGA (www.abaga.com.br) ou enviadas à associação.

Regulamento do concurso

Esse documento explica as regras gerais do concurso. O candidato que se inscrever automaticamente aceita estas condições e terá o compromisso de cumpri-las. O comitê organizador se reserva ao direito de realizar eventuais mudanças, se necessárias, a este regulamento e informar aos participantes para boa realização do concurso. O comitê técnico é de total responsabilidade da ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia).

Datas

31/3 – Faculdades de Gastronomia

1/4 – Profissionais Confeitaria

2/4 – Profissionais Cozinha Quente

Inscrição

Poderão ser feitas gratuitamente pelo site www.abaga.com.br ou enviada para a ABAGA, à Rua Jorge Rizzo, 51, Pinheiros, São Paulo/SP, CEP 05424-060, com a ficha de inscrição preenchida, curriculum do candidato e a receita, até a data limite do dia 23 de março de 2009, data do carimbo para envio por correio.

Tema

Dia 31/03/2009 – Faculdades de Gastronomia

Das 14h00 às 17h00

Entrada (Fria ou Quente)

Pargo – quatro unidades de 500g a 700 g (inteiros e eviscerados)

Cavaquinha – quatro unidades de 300 g a 400 g

três guarnições livres e obrigatórias, de diferentes execuções, e no máximo dois molhos.

Prato Principal

Bife Ancho 600g

Pé de Vitela – duas unidades

três guarnições livres e obrigatórias, de diferentes execuções, e no máximo dois molhos.

Dia 01/04/2009 – Profissionais Confeitaria

Das 14h00 às 17h00

Um bolo de chocolate com dois recheios e uma sobremesa típica empratada.

Dia 02/04/2009 – Profissionais Cozinha Quente

Das 14h00 às 17h00

Entrada (Fria ou Quente)

Pargo – quatro unidades de 500 g a 700 g (inteiros e eviscerados)

Cavaquinha – quatro unidades de 300 g a 400 g

três guarnições livres e obrigatórias, de diferentes execuções, e no máximo dois molhos.

Prato Principal

Bife Ancho 600 g

Pé de Vitela - 2un

3 guarnições livres e obrigatórias, de diferentes execuções, e no máximo 2 molhos.

- Deverá servir sete porções, empratadas em pratos branco de 31 cm (cedido pela organização).

- É permitido aos participantes trazer seus pratos e acessórios, se assim preferirem.

- O fornecimento dos ingredientes principais das receitas dos concursos são de responsabilidade do comitê organizador do evento.

- As receitas devem ser anexadas a ficha de inscrição junto com o curriculum do candidato. É obrigatório usar o ingrediente do tema.

- O comitê organizador tem o direito de impor um tipo/marca de ingrediente especifico cedido pelos patrocinadores. Nenhuma marca diferente da oficial cedida poderá aparecer nas cozinhas dos participantes, isso implicara na desclassificação do mesmo.

Tempo

- O primeiro candidato iniciará o trabalho às 14h. Após 20 minutos iniciará o segundo candidato e assim sucessivamente. O tempo total para a preparação é de 4 horas, iniciando a apresentação da entrada e na sequência em até 10 minutos, a apresentação do prato principal.

- O participante terá 5 minutos de tolerância para a finalização e apresentação do prato. Caso o atraso ultrapasse esse tempo a nota final será dividida pela metade.

Avaliação

- O júri supervisionará as preparações dos pratos e degustará para emitir seu juízo. A avaliação será feita numa folha oficial, em que a pontuação máxima por prato será de 100 pontos, distribuídos da seguinte maneira:

50% sabor em conjunto

15% técnica

15% guarnições

5% apresentação

5% criatividade

5% aproveitamento da matéria-prima

5% higiene

Em cada prato, se eliminará uma nota mais alta e uma nota mais baixa; será feita uma média das outras. Os prêmios se darão baseando-se na pontuação total de entrada, mais pontuação do prato principal de cada participante.

Os membros do júri se reunirão antes do início do concurso para um Briefing enfatizando os pontos principais do regulamento, critérios de pontuação e funcionamento .

Prêmios

1º Lugar: Curso + medalha + certificado + troféu + curso de especialização

2º Lugar: Curso + medalha + certificado

3º Lugar: Curso+ medalha + certificado

Também serão premiados, com medalha e certificado a:

1ª melhor entrada

1º melhor prato principal

1º melhor ajudante

Marily Miranda
AMIgo! Press Club
+55 (11) 3873-5488
+55 (11) 9997-6410
marily@pressclub.com.br
Consulte: www.pressclub.com.br


SITE DA TV GOURMET:

www.tvgourmetnews.com.br



bjokas, Manupink!