segunda-feira, janeiro 25, 2016

CURIOSIDADES : Investigação Solar FAPESP JAN/2016 - Teste com Protetores Solares

O Sol é algo para sabermos a fundo como funciona, pois a cada ano seus raios solares vem causando inúmeros estragos em nosso  planeta Terra  e lógico a todos que nela habita como a natureza, os seres humanos e os animais. Quando estava lendo esta reportagem fui lembrando que  já estudamos sobre o Sol ,como isso certamente  foi no ensino médio,eu Manu não me lembrava mais nada (kkkk), então tive a ideia de também lembrar meus leitores.

Estamos  no verão e esta é a época que mais lembramos de nos cuidar, infelizmente .... a maioria é assim. 
Selecionei uma pesquisas sobre os protetores solares, de 2015 da Proteste, você vai adorar e se surpreender com os resultados !



1- NÚCLEO
Região mais interna, densa e quente do Sol,com temperaturas da ordem dos 15  milhões de  graus. Sob  a força da gravidade, núcleos de hidrogênio se fundem e liberam energia na forma  de fótons, que escapam para a zona radiativa .

2- ZONA RADIATIVA
Fótons vindos do núcleo são absorvidos pelas partículas de matéria e depois reemitidos nessa região em que as temperaturas variam de 15 milhões de graus nas camadas mais profundas, a 1,5 milhão, na mais superficial.

3- ZONA DECONVECÇÃO
A temperatura diminui de 1,5 milhão de graus,na região mais interna dessa zona, para cerca de 6 mil graus, na mais externa. Essa diferença de temperatura faz a matéria aquecida na vizinhança da zona radiativa subir e liberar energia próximo á superfície.

4-FOTOSFERA
É a camada mais interna da atmosfera solar,com temperaturas em torno de 5.700 graus. Toda luz visível do  Sol provém da fotosfera .

5- CROMOSFERA
É a camada imediatamente superior á fotosfera. A temperatura inicialmente decresce de 5.700 graus para cerca de 3.600 e depois volta a subir até alcançar cerca de 35 mil graus na parte mais externa dessa camada .
Fonte :Livro Mysteries  of the Sun - NASA e  Wikipedia






Fonte do texto abaixo: Site da Ana Maria Braga 
A associação de consumidores PROTESTE avaliou dez marcas de protetores solar que prometiam em sua embalagem proteção fator 30. Para espanto geral, só 2 protetores passaram no teste. A associação realizou testes em laboratório que comprovaram que nem sempre os produtos mais caros são os melhores. Dentre diversas marcas, L´Oreal e Cenoura&Bronze foram as que apresentaram resultados satisfatórios. As duas e mais o protetor da Natura foram as únicas marcas a apresentar a proteção UVA, embora todos os rótulos indicassem que havia esse tipo de proteção.
Além disso, muitos produtos possuem uma substância potencialmente cancerígena em sua composição, o benzophenone-3. Ele é, inclusive, proibido em muitos países e aqui no Brasil a maioria dos protetores a têm. Segundo a pesquisa L’Oréal, Cenoura&Bronze e La Roche-Posay estão isentas desse item.




Espero ter ajudado !!!!

Bjokitas Pink