sábado, outubro 15, 2022

Ser Professor !

Hj dia dos professores , sou pedagoga como sabem,mas com alma de jornalista ❤️.
Muitos não dão valores aos nossos mestres , isso é muito triste , mas vou contar aqui um pouquinho desta trajetória que muitos não conhecem : 

Licenciatura em Pedagogia são 4 anos , mais pós graduações nas expecializacões que desejamos , mestrado  e doutorado . As disciplinas são umas das mais completas para que possamos lidar com nossos alunos crianças , adolescentes , adultos e os idosos (nas aulas nos supletivos ).
Estudamos um pouco de psicologia , filosofia , história da educação , ludicidade , libras , sociologia dentre inúmeras disciplinas . 
Nossa formação é tão importante qto de um médico ou advogado , pena q no Brasil , principalmente no nordeste , nossos salários são mínimos , que não dá nem para termos uma vida um pouco tranquila . Comento isso com propriedades , pois tenho muitos amigos desta área e mais de 10 grupos de zap para vagas na área .
Só para vcs terem ideia muitas escolas particulares de Salvador (escolas de bairros pequenas ) estão  contratando estagiários para trabalhar como professores e qdo acaba o contrato mandam embora e contratam outros estagiários ,  e qdo contratam formados na área nem o piso do professor não são pagos , estão querendo pagar 600 as 40 horas .... e por aí vai,  a honra da maioria dos professores dos bairros populosos de Salvador .
Muitos não sabem mas a maioria devem trabalhar os dois turnos para conseguir manter suas famílias. 
A única  saída da maioria desses profissionais são os concursos públicos , que vive escasso  , e na minha opinião bem duvidosos as seleções ....
Poderia aqui fazer uma lista das insatisfações de tentar conseguir um emprego nesta área e até mesmo de continuar nela .
Você sabia que o índice de professores acabarem em lares de manicômio são grandes em pesquisas ? 
Hoje seria um dia apenas para elogiar os professores não é  verdade ????  Mas a realidade a fundo não me deixar florear este texto , como todos queriam que fosse ....ah ! Lembrando que mesmo com estas dificuldades , nossos mestres estão sempre nos mostrando que estão felizes .....ou q fingem a si mesmo , esta felicidade .
Muitas escolas particulares tem seus donos ou donas com poderes nas mãos , que fazem seus professores sofrerem assédios , vc sabia disso ???? 
Existe uma lista vermelha que rola nos zaps de vagas que relata quais escolas tem esse tipo de "patrões", que paga mal , o comportamento dos funcionários e tal....

Isso aí feliz dia dos professores !!!!!



Bjs ManuPink