domingo, fevereiro 01, 2009

DICAS E ETIQUETAS PARA SUA FORMATURA!!!








1 - FORMATURA
A celebração da formatura é uma grande conquista na vida de um estudante, um dos momentos mais emocionantes da sua jornada. E para que este momento saia como os formandos idealizaram, é de suma importância que se tenha um planejamento desde a estruturação da comissão, até a realização dos eventos.A seguir você terá todas as dicas de como planejar uma formatura passo a passo.2 - FORMAÇÃO DA COMISSÃOA comissão de formatura é formada por alunos que tenham iniciativa, tempo disponível, interessados em acompanhar todas as etapas da formatura, que saibam ouvir seus companheiros de sala e que acima de tudo tenha compromisso. Estas são as principais características de uma boa comissão.Antes de estruturar uma comissão, é necessário saber a função que cada um irá exercer nos cargos a serem ocupados.Marcar uma reunião para a eleição dos integrantes que representarão os associados (os alunos). É importante que esta reunião seja registrada em ata, com todos os assuntos que foram discutidos e decididos durante a eleição.O próximo passo é a elaboração do estatuto (documento que consta às normas da referida associação). Após o estatuto elaborado, aprovado e assinado por todos os associados, este deverá ser levado a um cartório para ser registrado. Isto fará com que o estatuto tenha legalidade jurídica.










3 - ESTATUTO






O estatuto deverá constar a data da constituição, data do encerramento das atividades, nomes dos integrantes com seus respectivos cargos e funções, autorização para abertura da conta bancaria assim como sua movimentação, autorização para representar a turma e penalidades aos associados que descumprirem qualquer uma das normas estabelecidas.







4 - CARGOS






4.1 - Presidente4.2 - Vice-presidente4.3 -1a Tesoureiro, 2a Tesoureiro ( caso queira )4.4 - 1a Secretário, 2a Secretário ( caso queira )4.5 - Diretor de eventos.




5 - ASSEMBLÉIAS






5.0 - Assembléia Geral.R ealizada mensalmente para tratar de assuntos pertinentes ao desenvolvimento dos trabalhos.5.1 - Assembléia ordinária.Realizada esporadicamente, somente entre os integrantes da comissão.5.2 - Assembléia extraordinária.Podem ser convocadas a qualquer momento pela diretoria ou associados.




6 - DIREITOS DOS ASSOCIADOS






6.1 - Participar com direito a voto das assembléias;6.2 - Comparecer as assembléias, convocarem assembléias;6.3 - Ter acesso às informações referentes a balancetes e funcionamento administrativo;







7 - DEVERES DOS ASSOCIADOS






7.1 - Manter suas contribuições em dia;7.2 - Colaborar na realização dos eventos para arrecadação de fundos;7.3 - Cumprir fielmente as normas do estatuto;




8 - PROVIDÊNCIAS






8.1 - Pesquisar e contratar um excelente cerimonial, igreja, auditório, salão, banda, buffet. 8.2 - Decoração, convite, foto, filmagem e compra de vinho.8.3 - Todas estas pesquisas e contratações são feitas através de um cronograma e datas previamente estipuladas e elaboradas pelo cerimonial, de acordo com o tempo que falta para a formatura e conforme a disponibilidade da comissão.







9 - ETAPAS DA FORMATURA






9.1 - CULTOSegue a mesma organização da missa, excluindo apenas o momento da comunhão, é conduzido por um padre e um pastor.9.1.1- Reservem o templo.9.1.2 - Pense em como será a decoração.9.1.3 - contratem o coral e escolham as músicas. 9.1.4 - convidem o pastor.9.1.5 - Escolham o roteiro do culto. 9.1.6 - Vistam uma roupa especial para a ocasião.

9.2 - MISSA









Esta é a primeira etapa da formatura. Após decidir o local, a empresa contratada para a organização do evento cuidará de todo o planejamento, organização e execução da cerimônia.9.2.1 - Reservem a igreja.9.2.2 - Pense na decoração.9.2.3 - Pense na liturgia da Missa para a confecção dos missais, eles devem ser personalizados e impressos.9.2.4 - Contratem o coral e escolham as músicas.9.2.5 - Convidem o Padre.9.2.6 - Escolham o comentarista e os leitores para a liturgia. 9.2.7 - Vistam uma roupa especial para a ocasião.
9.3 - MissalFolheto de acompanhamento da missa, nele consta todo o roteiro de acompanhamento da missa, alunos que participarão das leituras, ofertório e músicas.9.3.1- roteiro;9.3.2 - entrada dos formandos;9.3.3 - acolhida;9.3.4 - ato penitencial;9.3.5 - hino de louvor;9.3.6 - liturgia;9.3.7 - salmo;9.3.8 - homilia;9.3.9 - profissão de fé;9.3.10 - oração dos fiéis;9.3.11- oração eucarística;9.3.12 - rito de comunhão;9.3.13 - abraço da paz;9.3.14 - ação de graças;9.3.15 - ritos finais;


9.4 - COLAÇÃO DE GRAU






É a segunda etapa da formatura. A colação de grau pode ser simbólica, quando durante a cerimônia não há assinatura do livro de ata, pode ser oficial, quando durante a cerimônia há assinatura do livro de ata. Para a colação de grau.9.4.1 - Contratem o auditório.9.4.2 - Elejam o Paraninfo, o Patrono e os Professores homenageados pela turma.9.4.3 - Escolham os alunos que farão as homenagens. 9.4.4 - Escolham os presentes para homenagear as autoridades que irão compor a mesa de honra.9.4.5 - Escolham a trilha sonora para o momento da colação.9.4.6 - Produzam um vídeo em homenagem aos formandos.9.4.7 - Contratem um DJ, procurem uma empresa de som, iluminação e áudio visuais.9.4.8 - Pensem no aluguel da beca e toga.9.4.9 – Elabore o projeto da ambientação do auditório.9.4.10 - Contratem a decoração, as recepcionistas, os seguranças, os coordenadores e o mestre de cerimônia.




9.5 - Mesa de honra ou cátedra






É a mesa onde as autoridades que coordenam o evento se reúnem. Devem ser composta de acordo com as normas de procedência.




9.6 - Mestre de cerimônia






É o que conduz a solenidade de colação de grau ou de qualquer outro tipo de cerimônia.
9.7 – Execução do Hino Nacional9.7.1 - A execução do Hino Nacional poderá ser instrumental ou Vocal de acordo com as prescrições da lei 5700.9.7.2 - O O Hino Nacional só será executado depois que os componentes da mesa de honra estiverem ocupados os seus devidos lugares, após a entrada dos formandos dentro do auditório e já estando todos posicionados em seus respectivos assentos.9.7.3 - O Hino Nacional se for executado por um som mecânico, não pode ser aplaudido. Quando executado ao vivo, aí sim cabem os aplausos.


9.8 - BandeiraNo Brasil






é regulamentado pelo decreto 70274 de 09/03/73 a disposição das Bandeiras conforme a seguinte hierarquia.9.8.1- Bandeira Nacional ao meio.9.8.2 - Bandeira do estado à direita.9.8.2 - Bandeira do município ou da instituição à esquerda, conforme a solenidade. Todas posicionadas ao lado direito do palco.




9.9 – Autoridades Acadêmicas






9.9.1- Reitor, autoridade máxima de uma universidade.9.9.2 - Vice-Reitor e Pró-Reitor.9.9.3 - Diretor da universidade e vice-diretor.9.9.4 - Diretoria acadêmica. É composta por chefes de departamentos, dispondo-se de:9.9.4.1-Diretoria Administrativa (professores e Chefes de cursos);9.9.4.2 - Diretor da Faculdade (curso específico);9.9.4.3 - Secretário Geral da Faculdade;9.9.4.4 - Ass. Administrativo Pedagógico;9.9.4.5 - Chefe de Departamento;9.9.4.6 - Coordenadoria ( pode ser da Universidade ou da Faculdade).9.9.5 – Patrono. Personalidade em destaque no meio cientifico, na área de atuação do formando. Trata-se de uma pessoa de notório saber acadêmico, reconhecido pela competência e padrão de referencia na área específica do conhecimento.9.9.6 – Paraninfo. Personalidade que mantém prestígio incondicional junto à turma, sendo o professor escolhido pelos formandos. 9.9.7 - Homenageados. Os homenageados docentes ou funcionários, pessoas que nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso, mereçam o reconhecimento e a gratidão dos formandos como um todo.
9.10 - Do grau, das cores da faixa e Pedra de GraduaçãoA classificação das cores à inclusão referente às áreas de conhecimento segue as normas do CNPQ – Conselho Nacional de Pesquisa, sendo:9.10.1 – Lilás e vermelho. Correspondem à inclusão da Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística e Artes, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC;9.10.2 - Verde. Corresponde à inclusão da Ciências da Saúde e Ciências Biológica conforme terminologia adotada pelo Censo educacional do MEC;9.10.3 – Azul. Corresponde à inclusão da Ciências Exatas e da Terra Ciências de Engenharia e Tecnologia conforme terminologia adotada pelo Censo educacional do MEC.




9.11 - Atos Protocolares.






São atos protocolares, ditos obrigatórios do Cerimonial Universitário, conduzidos por um mestre de cerimônia:9.11.1.1 Abertura9.11.1.2 Composição da mesa9.11.1.3 Entrada dos Formandos9.11.1.4 Ato cívico9.11.1.5 Abertura da sessão9.11.1.6 Orador da turma9.11.1.7 Juramento9.11.1.8 Outorga de grau9.11.1.9 Homenagens9.11.1.10 Discursos9.11.1.11 Apresentação dos novos profissionais9.11.1.12 Pronunciamento do reitor e encerramento9.11.1.13 Saída dos novos profissionais


9.12 - Composição da Mesa.






9.12.1 Reitor.9.12.2 Coordenador do Colegiado do curso.9.12.3 Diretor de Departamento do curso.9.12.4 Patrono.9.12.5 Paraninfo.9.12.6 Professores9.12.7 Secretária (o) do colegiado do curso.9.12.8 Funcionário.Obs:É DE RESPONSABILIDADE DA COMISSÃO DE FORMATURA CONVIDAR CADA UM DOS INTEGRANTES DA MESA, ASSIM COMO OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS HOMENAGEADOS.


9.10 – Juramento.






Um formando (escolhido pela turma) dirigir-se-á à tribuna e, com o braço direito estendido, lê o juramento, enquanto os demais, de pé, também com os braços direitos estendidos e com muita atenção, logo após, repetem as palavras do juramentista. No final todos repetem: Eu juro.
9.11 – Discursos. São três os discursos obrigatórios em uma formatura.9.11.1 Do orador – primeiro a discursar.9.11.2 Do paraninfo – penúltimo a discursar.9.11.3 Do Reitor – último a discursar.

9.12 - Discurso do Orador.






Formando (escolhido pela turma), geralmente aquele que se destacou durante o curso. Possuindo uma boa dicção, escreve o discurso submetendo-o à turma. No discurso do orador, deve-se fazer menção à importância da figura do paraninfo, relata-se a trajetória da turma, a importância da instituição ao qual estuda na sua graduação e suas expectativas para o futuro. O discurso terá o tempo máximo de cinco minutos.

9.13 – Paraninfo.






No discurso deve-se salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas. Tempo máximo para o discurso de cinco minutos.

9.14 - Homenagens.






O Mestre de Cerimônias convida um formando para, em nome da Instituição e da Turma, fazer uso da palavra que será a leitura de um texto, em homenagem, seguida da entrega de flores, placas etc. Lembramos que um grande numero de homenageados descaracteriza a homenagem. Portanto é de bom tom que não ultrapasse o número máximo de cinco homenageados. Tempo para as homenagens, 5 minutos.


9.15 - Ensaio da Colação de Grau.






Todos os formandos devem participar do ensaio geral (único), em data previamente marcada pelo cerimonial e pela comissão de formatura.


9.16 – Convite.






A confecção e a impressão dos convites ficam a critério dos formandos. Antes da aprovação final, o convite deve ser apreciado pela turma a respeito do conteúdo e modelo. Dados que devem constar num convite:9.16.1 Nome da Universidade.9.16.2 Nome do curso.9.16.3 Nome do reitor.9.16.4 Nome do Vice-reitor e do Pró-reitor de graduação.9.16.5 Nome do coordenador do curso.9.16.6 Nome do paraninfo, patrono e dos homenageados.9.16.7 Nome do Orador.9.16.8 Nome do juramentista.9.16.9 Nome de todos os formandos (por ordem alfabética).9.16.10 Integrantes da Comissão (opcional).9.16.11 Juramento.9.16.12 Homenagem.
10 – BAILE. Chegou o momento, vamos divertir! Você terá nossas dicas para a realização de uma festa sem preocupações, é só tirar a toga (capelo) e curtir. 10.1 Reservem o espaço.10.2 Contrate a orquestra, banda, DJ, um profissional de som, iluminação e áudio visual.10.3 Definam o Buffet.10.4 Contratem os manobristas e os seguranças, recepcionistas, coordenadores.10.5 Comprem o vinho.10.6 Os formandos podem pensar nas roupas, sapatos, acessórios, geralmente usa-se o traje esporte fino.10.7 Reserve um salão para cabelo e maquiagem das formandas. Comprem acessórios divertidos, como perucas, plumas e óculos para serem usados na pista de dança.


10.1 - Quanto ao Estilo do Baile.






O estilo é definido entre a comissão de formatura, número de convidados, local, horário, a partir daí outros fatores influenciará no baile.


10.2 - Os Convidados.






Fazer uma lista de convidados para definir a quantidade de convidados, esta informação é fundamental para a contratação do local e do buffet.

10.3 - O Local.






O local terá que ter estrutura adequada para receber a quantidade de convidados, boa ventilação, cozinha, copa, banheiro e se possível estacionamento interno.

10.4 - Buffet.






É importante utilizar os serviços de um Buffet, escolher um cardápio diversificado e de acordo com o horário do evento. Em um baile de formatura o usual é um coquetel servido de:10.4.1 - 17 Salgados por pessoa, entre frios, assados, folhados e fritos;10.4.2 - Prato quente;10.4.3 - 05 bombons por pessoa;10.4.4 - Mesa de café colonial, com sequilhos variados, trufas, licor, suco de laranja, gotas de chocolates, café comum e cappuccino;10.4.5 - 05 Caixas de cerveja para 100 pessoas;10.4.6 - 03 Caixas de vinho para 100 pessoas;10.4.7 - 25 pets de refrigerantes, sendo de dois litros cada uma, para cada cem pessoas;Whisk cada formando leva o seu


10.5 - A Decoração.






A decoração deve estar em harmonia com o local. O arranjo do cetro da mesa não deve atrapalhar a visão e a comunicação entre os convidados. E se o baile possuir um tema ou cores escolhidas para a formatura, não esqueça de carregá-las em todos os preparativos, como por exemplo, nas cores das toalhas, arranjos, pufs, sofás e recamier.

10.6 - A banda.






O repertório é o diferencial de cada banda, mas não significa dizer que a comissão não possa trocar uma música ou outra, tendo o cuidado de definir por um repertório bem eclético e que toque um pouco de cada estilo, agradando a todas as idades.


10.7 - O Horário.






O horário é a base para tudo, pois a maioria dos fornecedores trabalha por 06 horas de evento, ultrapassando este tempo é cobrada hora extra de salão, banda, Buffet, segurança e consumo de bebidas e salgados a mais.


10.8 - MESA DE CONVIDADO.






Cada formado tem direito a uma mesa, a quantidade de cadeira depende do número de formandos. Exemplo: 10.8.1 Formando com 20 convites, uma mesa de 1,40 de diâmetro com 12 lugares;10.8.2 Formando com 15 convites, uma mesa de 1,10 de diâmetro com 08 lugares;10.8.3 Formando com 10 convites, uma mesa de 90 de diâmetro com 06 cadeiras;O formando deve deixar reservadas mesas para os convidados homenageados, uma mesa para banda, uma para foto e filmagem e uma para o cerimonial.A duração média de um baile é de 06 horas, podendo ultrapassar um pouco, neste caso a comissão deve programar um fundo de reserva para o pagamento de hora extra da banda, salão, garçons e segurança, além do consumo extra de bebidas e salgados.As sobras das bebidas podem ser devolvidas ao cliente ou recompradas pelo Buffet a preço de custo. Em caso de consumo excedente de bebidas, o excedente será cobrado como reserva. Os salgados são devolvidos ao cliente, em caso de sobras, e o consumo excedente será cobrado como reservas.









ESTAS DICAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA UMA LINDA FESTA DE FORMATURA.






MAIS INFORMAÇÕES NESTE SITE:






FONTE:















BEIJOKAS,






MANUPINK.

Um comentário:

  1. Realmente estas indicaçoes sao preciosas e importantes para a realizaçao de uma festa de sonho!!!

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MANUPINK FICA SUPER FELIZ COM SEU COMENTÁRIO, 10000 BJOKITAS PINK PARA VOCÊ VALEU !!!