quarta-feira, fevereiro 03, 2010

OS CATADORES DE LATAS DE SALVADOR TEM VEZ NO CARNAVAL


O Governo do Estado vai oferecer uma linha de crédito especial no valor de R$ 75 mil para os catadores de resíduos sólidos, para ser utilizada durante o Carnaval. Esse valor foi definido entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), parceiras na ação, e substitui os R$ 50 mil anteriormente anunciados.

Este é o primeiro financiamento do Programa de Crédito Solidário do Estado da Bahia (CrediSol), lançado em dezembro de 2009, e serão beneficiadas as cooperativas Amigos do Planeta, Coopersf, Camapet, Canore e Recicoop, que fazem parte do Complexo de Cooperativas de Reciclagem, executora do projeto.

A linha de credito especial faz parte da campanha 'O trabalho decente preserva o meio ambiente', que há três anos consecutivos vem sendo realizada pela Setre. Durante o período do Carnaval baiano, os catadores de latinhas terão ainda alimentação durante os cinco dias da festa, fardamento, equipamentos individuais de proteção e segurança e apoio técnico nas centrais das cooperativas. Todos esses benefícios são garantidos pela Setre.

A assinatura dos contratos está programada para a próxima semana e o repasse da verba será realizado antes do dia 11 de fevereiro, quando o Carnaval começa oficialmente em Salvador. Assim que for autorizado, os catadores de latinha podem retirar o dinheiro em agências cadastradas do Banco Bradesco. Com o empréstimo, é possível comprar o material coletado pelos catadores avulsos, estocar os resíduos sólidos e só vender após o período da festa, quando o valor das latinhas tem o seu preço elevado.

Para quitar o empréstimo, as cooperativas podem efetuar o pagamento em até dois meses, com juros de 0,5 % ao mês, a partir de maio. A campanha O trabalho decente preserva o meio ambiente faz parte de um conjunto de ações previstas na Agenda Bahia do Trabalho Decente, que visa assegurar condições dignas e seguras para todos os trabalhadores. Além da Setre, apóiam esta ação, que vai beneficiar mais de 2 mil catadores, outras secretarias e órgãos do Estado.

PESQUISA RETIRADO DO SITE

WWW.IBAHIA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANUPINK FICA SUPER FELIZ COM SEU COMENTÁRIO, 10000 BJOKITAS PINK PARA VOCÊ VALEU !!!