ESTA REPORTAGEM FOI RETIRADA SO SITE :
http://www.irdeb.ba.gov.br/soteropolis/
O IBGE divulgou pesquisa onde afirmava que os brasileiros não são consumidores de arte. O Soterópolis foi às ruas investigar. Veja o que descobrimos.
Alguns dados divulgados em 2008, pelo IBGE, sobre a realidade cultural brasileira.
- Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano;
- 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus;
- 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte;
- 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar;
- Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso;
- O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo);
- 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população;
- O preço médio do livro de leitura corrente é de R$ 25,00, elevadíssimo quando se compara com a renda do brasileiro nas classes C/D/E;
- Dos cerca de 600 municípios brasileiros que nunca receberam uma biblioteca, 405 ficam no Nordeste, e apenas dois no Sudeste;
- 82% dos brasileiros não possuem computador em casa, destes, e 70% não tem qualquer acesso a internet (nem no trabalho, nem na escola);
- 56,7 % da população ocupada na área de cultura não têm carteira assinada ou trabalha por conta própria;
A média brasileira de despesa mensal com cultura por família é de 4,4% do total de rendimentos, acima da educação (3,5%), não variando em razão da classe social, ocupando a 6ª posição dos gastos mensais da família brasileira.
BOM É UMA PENA QUE A MAIORIA NÃO SE INTERESSAM PELA ARTE COMO UM TODO, EU A-DO-RO! RECENTEMENTE FUI PARA MINAS GERAIS CONHECI CADA LUGARES LINDOS DE VIVER, COMO DIZ MINHA AMIGA MONICA DO RIO DE JANEIRO, BOM FUI A MUSEUS DE CARROS, DE TIRADENYES, EX- MINERADORAS QUE REALIZAM PASSEIOS POR DENTRO PARA MOSTRAR COMO ERAM OS TRABALHOS DOS MINERADORES, FOMOS PARA UMA XÁCARA LINDA DE UM ARTISTA DE MINAS GERAIS QUE REVENDE SUAS OBRAS PARA O BRASIL TODO, CUJO O NOME NÃO ME RECORDO MAS VOU COLOCAR ASSIM Q LEMBRAR, AS FOTOS MINHAS FAZENDO MEDITAÇÃO FOI FEITA LÁ JUNTAMENTE COM A AOUTRA EU SENTADA COM OS BONECOS. ( LEMBREI O NOME DO ARTISTA** OFICINA DE AGOSTO**).
AQUI EM SALVADOR EXISTEM VÁRIOS MUSEUS E O PELOURINHO QUE NÃO DEIXA DE SER UM EM CÉU ABERTO.
TEMOS QUE DAR VALORES AOS NOSSOS ARTISTAS E PRESTIGIA-LOS, POIS ADORO CONVERSAR COM AQUELE QUE FICAM NAS RUAS VENDENDO SUAS OBRAS E CONTANDO CAUSOS.
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DA PESQUISA, A PESAR DE NÃO TER TIDO BONS RESULTADOS É BOM PARA SABERMOS A REAL SITUAÇÃO DA NOSSA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AOS GOSTOS PELAS ARTES.
BJOKAS,
MANUPINK.
Oie dno Manu! Amei esse post. Eu sou uma amante de artes, estou sempre enfiada em museus, cinema (comercial, mas tô lá), só teatro que vou apenas uma vez a cada dois meses, aqui em São Paulo teatro é caro, e os baratinhos são loooonge.
ResponderExcluirAs suas fotos ficaram ótimas, me deu vontade de ir até lá!
Curta bem o seu domingo!
Bjokas!
Obrigada pela visita e comentário lá no Brasil do Bem. Sobre o post, é ótimo divulgarmos sobre artes em geral, pois so assim as pessoas podem conhecer e se motivar a ter mais interesse.
ResponderExcluirBjs
Janeisa